Osteopatia Pediátrica
A osteopatia pediátrica é uma das vertentes presentes na osteopatia, essa especialidade pode ajudar na prevenção, diagnóstico e até mesmo auxiliar o tratamento de determinadas patologias que afligem bebés, crianças e adolescentes.

Essa
ramificação da osteopatia é muito utilizada em alguns problemas
congénitos e síndromes, como por exemplo, deformidades cranianas
(plagiocefalia, braquiocefalia, etc.), assimetrias do crânio e/ou da
face; lesões do plexo branquial; entre outros.
Além dos problemas congénitos e síndromes a osteopatia pediátrica pode ajudar os bebés e os recém nascidos em algumas condições como exemplo, reduzir as possíveis disfunções adquiridas no processo de nascimento (fórceps, ventosas, cesarianas.), ajudar o bebé com à dificuldade de sucção na amamentação, diminuir distúrbios viscerais tais como cólicas, refluxo e obstipação, e ajudar os bebés com algumas alterações comportamentais como exemplo o choro excessivo, distúrbios do sono.

Já nas crianças e adolescentes a osteopatia pode ajudar em inúmeras questões desde otites, rinites, sinusites, alterações posturais tais como escoliose e lordose, alterações no desenvolvimento motor, nos distúrbios do sono e irritabilidade, até nas questões de cólicas, gases, obstipação e diarreia.

Os tratamentos para as crianças normalmente são feitos por meio de técnicas de mobilizações específicas e suaves, muito diferente do tratamento para adultos.