Ouvido-Desequilíbrios
O ouvido está constituído por:
- Ouvido interno:
está em ligação com a fosa craneal posterior através do meato auditivo interno, labirinto osseo ,labirinto membranoso.
- Ouvido médio:
tem uma união com o espaço nasofaríngeo através da trompa auditiva. Cavidade timpânica, vasos sanguíneos, vasos linfáticos, estribo, martelo, bigorna.
- Ouvido externo:
unido à zona lateral do rosto através do conduto auditivo externo e a orelha. Contém o conduto auditivo externo, tímpano, vasos sanguineos, vasos linfaticos inervação de pele.

Temos que ver esta estrutura integrada em todo o organismo. Quantas vezes se ouve dizer que as pessoas sofrem de problemas de audição, síndrome de Ménière, zumbidos, desequilíbrio, tonturas , fazem exames e muitos vezes não mostrando qualquer "anomalia", ou que tomam medicação e não têm os resultados desejados.
Realmente podem estar relacionados com o ouvido, e os exames não o mostrarem, muitas outras causas poderam estar a provocar tais sintomas, poderá haver outra parte do organismo que por algum motivo tenha sofrido um trauma seja ele qual for, como o organismo é um todo, possa este estar a ter influência nos sintomas, originando realmente uma perturbação ou algo no ouvido.
Podem-se fazer alguns testes:
- Provas de Romberg;
- Provas de Unterberger;
- Provas de Adson;
- Teste da artéria vertebral.
Tratamento:
- Pode-se trabalhar a nível osteopático toda a zona dos ouvidos, ATM , Ocipital, esfenoides, crânio, 1 costela, sinus;
- Cicatrizes;
- Parte química, homeopatia, fitoterapia;
- Harmonizar sistemas
Hugo Frazão